O Presidente

BIOGRAFIA DO PRESIDENTE DA ACDHRios BRASIL CENTRAL
(2013 - 2016)


Bel. TERRY MARCOS DOURADO
 [ Bel. Terry Marcos de Oliveira Barros Dourado ]




JORNALISMO

O jornalista e radialista Terry Marcos Dourado entrevistando
o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Jataí (GO),
Gênio Eurípedes de Assis. A entrevista foi transmitida ao vivo
pela Rádio Mundial 105,9 FM (Transamérica Hits).

Natural de Jataí (GO), Terry Marcos de Oliveira Barros Dourado (Terry Marcos Dourado) cursou a Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut), tendo colado grau como bacharel em Direito, em agosto de 1996.


Em setembro de 1991, começou a fazer carreira no Jornalismo trabalhando no jornal Folha do Sudoeste (Jataí/GO), onde exerceu as funções de redator, revisor, repórter, editor adjunto e editor. Nos anos de 1995 e 1996, trabalhou na revista Metas (Jataí/GO), nas funções de repórter, redator, revisor, editor adjunto e editor geral.


Entre 1994 e 1996, atuou na sucursal de Jataí (GO) do Jornal da Segunda (Goiânia/GO – hoje, Tribuna do Planalto), tendo exercido as funções de repórter, redator, produtor de jornalismo e editor regional da Sucursal de Jataí. Nos anos de 1995 e 1996, trabalhou na TV Jataí Educativa (repetidora da Rede Brasil/TV Brasil), exercendo as funções de repórter, apresentador de telejornal, diretor de Jornalismo e editor-chefe de telejornalismo. Apresentou e produziu os programas “Jataí Notícias”, “Jataí Sociedade Aberta” e a revista eletrônica sociocultural “Frisson”.



No final de 1996, Terry Marcos Dourado instalou residência em Goiânia (GO). Na Capital, trabalhou como repórter no Jornal da Segunda (hoje, Tribuna do Planalto). Ainda em Goiânia, nos anos de 1997 e 1998, foi repórter e jornalista especial (reportagens de capa) do jornal O Top News, à época, o terceiro maior jornal da Capital.


ATOR PROFISSIONAL

Terry Marcos Dourado é ator profissional, produtor cultural, diretor de teatro
semiprofissional, dramaturgo, roteirista de rádio, TV, vídeo, cinema 
e shows e diretor cinematográfico.

No ano de 1998, Terry Marcos Dourado participou de uma banca examinadora do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Goiás (Sated-GO), e conseguiu seu registro profissional como ator.


 JORNALISMO, RADIALISMO E CERIMONIAL



Jataí (GO), dezembro de 2005: Em sessão solene, o jornalista Terry Marcos Dourado 
foi homenageado com Título de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Jataí. 
Na imagem, ele recebe a honraria das mãos do vereador-presidente Ediglan Maia (PSDB).

Em maio daquele ano, de volta a Jataí (GO), o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado ingressou na Rádio Difusora de Jataí 680AM, onde se destacou como repórter, editor geral de Jornalismo, coordenador geral de radiojornalismo, apresentador e âncora de radiojornais (locutor noticiarista), revolucionando o jornalismo da emissora com o inédito estilo “âncora” mobilizando, com força, a opinião pública sobre os principais fatos do dia-a-dia, sem deixar de lado a isenção, a imparcialidade e a ética jornalística. Por interferência política, Terry Marcos Dourado foi demitido da Rádio Difusora de Jataí, em outubro de 2000.

Em maio de 2000, visando consolidar seu projeto de fundação, produção, edição e circulação de um jornal impresso, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado criou a sua agência de jornalismo e de produções artísticas e de eventos, a Agência TM3 Produções que, posteriormente, teve o nome fantasia alterado para Agência Eldorado e, por questões técnicas e comerciais, em 2008, passou a se chamar Agência Barros Dourado Comunicações e Eventos (ABD Comunicações e Eventos). Ainda no ano 2000, Terry Marcos Dourado conseguiu, em Goiânia, seu registro profissional de Jornalista/Radialista e também filiou-se à Associação Goiana de Imprensa (AGI).


Em Jataí (GO), após se desligar-se profissionalmente da Rádio Difusora, Terry Marcos Dourado assumiu, implantou e consolidou o Departamento de Jornalismo da Rádio Mundial 105,9FM (hoje, Rádio Transamérica Hits) permanecendo na empresa pelo período de 2002 a 2005. Na Rádio Mundial 105,9FM, Terry Marcos Dourado criou, produziu e apresentou entrevistas especiais, boletins noticiosos, radiojornais diários e ainda uma moderna e ágil cobertura das eleições 2002 e 2004.


A partir de 2000, Terry Marcos Dourado prestou vários serviços à revista Brasil Oeste, em Rio Verde (GO), e para esta revista, foi o cerimonialista de três edições do evento “Melhores do Ano” em Rio Verde (GO) e em Jataí (GO). Também em Rio Verde (GO), na década de 90, Terry Marcos Dourado fez alguns períodos de estágios supervisionados no Departamento de Telejornalismo da TV Riviera, emissora da Rede Anhanguera, afiliada da Rede Globo de Televisão.


No ano de 2005, em determinada época, após criar sua agência de notícias e de produção artística e de eventos, cinco anos antes, Terry Marcos Dourado optou, por razões particulares, por firmar parceria com a Fundação Rádio Educacional de Jataí/Rádio Mundial 105,9FM, se desligando do quadro funcional da emissora e passando a atuar pelo sistema de parceria na produção e execução de programas e projetos jornalísticos.


 PREFEITURA E LEGISLATIVO


Jataí (GO), 2005 e 2006: o jornalista Terry Marcos Dourado prestou serviços de assessoria jornalística à Prefeitura de Jataí 
e também à Câmara de Vereadores de Jataí. Na imagem, Dourado aparece entrevistando o prefeito Fernando Henrique Peres (2005 - 2008).

Através de sua empresa, durante todo o ano de 2005, Terry Marcos Dourado prestou serviços profissionais de assessoria jornalística para a Câmara Municipal de Jataí, onde coordenou e comandou as transmissões ao vivo das atividades parlamentares (sessões, debates populares, audiências públicas, câmaras itinerantes, dentre outras), veiculadas pela Rádio Mundial 105,9FM.

Ainda em 2005, e até maio de 2006, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado prestou serviços profissionais de assessoria jornalística para a Prefeitura Municipal de Jataí (GO), tendo como principal função a elaboração, produção e divulgação de releases diários das atividades do prefeito e da administração municipal, para a imprensa de Jataí, região e do Estado. Também foi responsável pela elaboração e produção de reportagens divulgando as ações da prefeitura, para publicação em diversos órgãos da imprensa.


 DONO DE JORNAL

Em 24/09/2009, Terry Marcos Dourado conseguiu apoio financeiro
para publicar uma edição especial de seu jornal - a Gazeta Popular -
inteiramente destinada à Parada LGBT de Jataí (GO) e a temas de
interesse da comunidade LGBT. A Gazeta Popular é o único jornal
de Goiás a dedicar coluna fixa e amplos espaços para
reportagens do segmento LGBT.

Em maio de 2006, por questões pessoais e políticas, Terry Marcos Dourado deixou de prestar serviços à Prefeitura de Jataí (GO). Em 10 de julho de 2008, finalmente conseguiu consolidar seu maior objetivo profissional desde a criação de sua empresa de jornalismo: a produção, edição e circulação de um jornal impresso, o qual foi denominado de Gazeta Popular.


Com o periódico quinzenal que idealizou e criou, Terry Marcos Dourado conseguiu novamente inovar o jornalismo em Jataí e região, com matérias polêmicas, enfocando assuntos atualizados e sem censura, incentivando a interatividade e a formação e divulgação da opinião popular. Seu jornal, a Gazeta Popular, tornou-se o primeiro da imprensa goiana a dedicar uma coluna fixa e até uma edição especial inteira a assuntos LGBT, com destaque para a Parada do Orgulho LGBT do Sudoeste Goiano, em 2009. Até então, apenas o jornal Diário da Manhã, de Goiânia (GO) mantinha, e ainda mantém, uma coluna LGBT aos domingos – “Coluna do Meio” – assinada pelo jornalista e ativista LGBT, Léo Mendes.


EDUCAÇÃO - PROFESSOR

Terry Marcos Dourado também foi professor de escolas públicas 
da Rede Estadual de Educação, na cidade de Jataí (GO).

Ainda nos anos 90, a partir de 1991, Terry Marcos Dourado também exerceu o ofício de professor de escolas da Rede Pública Estadual. Na condição de professor substituto, lecionou as disciplinas de História, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Contabilidade, Biologia, Geografia, Mecanografia e Processamento de Dados para turmas das antigas 5ª a 8ª. Séries do primeiro grau (Ensino Fundamental) e do 1º ao 3º anos do antigo segundo grau (hoje, Ensino Médio). As aulas foram dadas nos colégios estaduais Nestório Ribeiro e Marcondes de Godoy, ambos em Jataí (GO).


Em 1991, Terry Marcos Dourado foi regente auxiliar do Maestro Iteral “Escurinho” Moraes, na Banda Marcial da Escola Polivalente Danti Mosconi (ex-Cefet, atual Ifet – Jataí (GO), banda com cerca de 80 componentes. Entre os anos de 1994 a 1996, Terry Marcos Dourado, coordenando uma turma de 120 alunos, foi o professor/regente titular da Banda Marcial do Colégio Estadual Nestório Ribeiro, banda bicampeã de concursos realizados em Goiás nos anos 70.


DIREITOS HUMANOS

O secretário-geral e assessor de Comunicação da ong AJDH-Nova Mente (Jataí/GO),
Terry Marcos Dourado, atuou na coordenação-geral e também como diretor artístico
das Paradas LGBT de Jataí (GO) nos anos de 2005, 2008, 2009 e 2010.
Na imagem, Dourado aparece no "backstage" da 2a. Parada LGBT de Jataí,
em 2008, antes de subir no palco para apresentar
o "Show da DiverCidade", criado e produzido por ele.

Em mais de 20 anos de exercício da profissão de jornalista; radialista de rádio e televisão desde 1995; em todos os anos em que esteve atuando em escolas públicas como professor ou regente/instrutor de bandas marciais, Terry Marcos Dourado sempre priorizou as áreas de Cidadania, Direitos Humanos, Educação e Cultura. No jornalismo, inclusive, conquistou fama de “polêmico” e até de “durão” ao defender, nos programas que ancorou/apresentou, questões de interesse público sobre cidadania e direitos humanos, principalmente os direitos dos cidadãos menos favorecidos e o combate aos preconceitos e às injustiças e desigualdades sociais.


Terry Marcos Dourado comandando o "Show da DiverCidade"
na abertura da Parada LGBT de Jataí (GO), em 2009.

 ATIVISMO SOCIAL "LGBT"


Julho de 2006, Terry Marcos Dourado estreia seu "Show da DiverCidade"
no comando artísdtico da 1a. Parada LGBT de Jataí (GO). Depois do show,
Dourado animou o público de mais de 3.000 pessoas, no comando do trio elétrico.

Nos anos 90, Terry Marcos Dourado se uniu ao pioneiro do Movimento LGBT na região do Sudoeste Goiano, Gilbran Assis de Oliveira, criador dos concursos de beleza e visibilidade LGBT “Miss Jataí G” e “Miss Sudoeste G”, eventos onde Terry Marcos Dourado teve participação ativa e importante nos bastidores, às vezes como comunicador e, ainda, na divulgação destes eventos na mídia impressa e televisiva.


Em 2001, convidado por Gilbran Oliveira, o jornalista e radialista Terry Marcos Dourado ingressou na organização não-governamental (ONG) LGBT de Jataí (GO), a Associação Jataiense de Direitos Humanos – Nova Mente (AJDH-Nova Mente), exercendo a função de assessor de imprensa na primeira diretoria e diretorias subsequentes desta instituição, atualmente exerce a função de secretário-geral desta organização. Nos anos de 2006, 2008, 2009 e 2010, Terry Marcos Dourado, juntamente com Gilbran Oliveira, foi um dos coordenadores das Paradas do Orgulho LGBT do Sudoeste Goiano em Jataí (GO), eventos que teve públicos de cerca de 3.000, 4.500, 5.000 e 8.000 pessoas, respectivamente.




Terry Marcos Dourado (E), presidente da ACDHRio e
Gilbran Oliveira (D), presidente da AJDH-Nova Mente: os pioneiros 
e decanos do Movimento LGBT no Sudoeste Goiano.

Além de ser o assessor de imprensa das Paradas LGBTs de Jataí (GO), participando de debates e entrevistas especiais em emissoras de rádio e televisão em Jataí, Terry Marcos Dourado ainda criou, produziu, realizou e foi o comunicador oficial do “Show da DiverCidade”, evento que agita o público nas concentrações das Paradas LGBTs de Jataí (GO) e, a partir de 2010, também de Rio Verde (GO).


Nos anos de 2005 a 2008, Terry Marcos Dourado foi o produtor, diretor artístico e o comunicador do concurso de beleza e visibilidade LGBT “Miss Gay Serranópolis” e “Miss Sudoeste Gay”, produzido por Angel Eventos, em Serranópolis (GO).


Apesar de ter enfrentado dificuldades de relacionamento social na infância e adolescência em decorrência de uma forte timidez, Terry Marcos Dourado descobriu a “cura” para a timidez nas artes cênicas. Com o passar dos anos, tornou-se ator profissional, diretor de teatro semi-profissional, dramaturgo. Aprendeu e, vez ou outra exerce as funções de roteirista de rádio, televisão, cinema, vídeo e shows.


Escrita por Terry Marcos Dourado, a comédia teatral “Doidêras di Famía”, produzida e dirigida por Elita Maria de Carvalho Lima, enquanto titular da Secretaria Municipal da Cultura de Jataí, nos anos 90, foi encenada diversas vezes em Jataí e região e vista e aplaudida por cerca de 10 mil pessoas.


FUNDADOR DA "ACDHRios BRASIL CENTRAL"

10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (atrás e na ponta da faixa branca),
ao lado do decano do Movimento LGBT no Brasil e fundador do GGB (Bahia), Luiz Mott (camisa azul),
durante o Ato Contra a Homofobia, na Praça da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (atrás da ponta esquerda
da faixa branca) participa de Ato Contra a Homofobia, na Praça da Candelária,
no centro da cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o decano do Movimento LGBT
Brasileiro, professor Luiz Mott (Bahia) e do presidente da ABGLT, Toni Reis (ambos, no centro
da faixa branca. Toni está de camisa azul-escuro e Mott, de cavanhaque grisalho.).


10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (E) posa para
a foto ao lado do, hoje, fundador e presidente da ArtGay (Articulação 
Brasileira de Gays), jornalista Léo Mendes, durante Ato Contra a Homofobia, 
realizado na Praça da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro.


8 a 11 de novembro, 2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado
(na foto, de camisa azul) no Grupo de Trabalho do Estado de Goiás,
durante a programação do 2º Seminário Nacional de Segurança
Pública LGBT, realizado pela Senasp/Ministério da Justiça, na cidade do Rio de Janeiro.


10/11/2010: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado (na ponta esquerda
da faixa branca), participa com mais de 200 ativistas LGBT e profissionais
da Segurança Pública de todo o país, do Ato Contra a Homofobia,
na Praça da Candelária, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2010, Terry Marcos Dourado abraçou um novo desafio ao assumir, em 13 de março, a presidência da organização não-governamental (ONG) regional que ele próprio idealizou e fundou, com o apoio de amigos, tendo como base regional a cidade de Rio Verde (GO) – a Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde – Goiás e Região (ACDHRio), instituição que tem o apoio fundamental da Aliança LGBT de Goiás (ALGBT-GO), também da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay) e da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Em 2012, por questões políticas de de lojística, a ACDHRio teve seu nome alterado para ACDHRios BRASIL CENTRAL (Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT na Região dos Grandes Rios do Brasil Central).

No período de 8 a 11 de novembro, o presidente da ACDHRios Brasil Central participou, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), selecionado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), do 2º Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT (Senasep). Dourado foi diplomado pela Senasp e está habilitado a ajudar na formação e na execução do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Pública para LGBT no Estado de Goiás, previsto para o ano de 2011.

Julho de 2011: O presidente da ACDHRios Brasil Central, jornalista Terry Marcos Dourado, participou do 8º ERONG Centro-Oeste, em Goiânia (GO).

Em dezembro de 2010, o presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado foi eleito, por votação eletrônica nacional, primeiro suplente no grupo de representantes da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) para o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), em Brasília (DF).



Ativistas LGBT do Centro-Oeste do Brasil, participando do curso presencial de Advocacy do Projeto InteraGir, 
em Campo Grande (MS), ministrado pelo presidente da ABGLT, Toni Reis.
Em fevereiro de 2011, o presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, participou do curso presencial de Advocacy em Prevenção às DST/HIV/Aids para Gays e HSH (homens que fazem sexo com homens), do projeto InteraGir, de autoria da Asical (América Latina) e ONG APPAD (Curitiba/PR), realizado na cidade de Campo Grande (MS).

Após aceitar o convite do presidente e fundador da organização Red Latinoamericana y del Caribe de Acción Voluntaria en VIH/SIDA y Derechos Humanos (REDLACVO+), Oscar Enrique Duque Rojas, em 25 de abril de 2011, Terry Marcos Dourado foi nomeado e empossado coordenador regional de Comunicação e Relações Públicas da REDLACVO+ (coordinador regional de Comunicación y Relaciones Publicas), para atuar em toda América Latina e Região do Caribe.



1º/11/2011: Em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, o presidente da ACDHRios Brasil Central,
Terry Marcos Dourado, fez a apresentação oficial da ACDHRios Brasil Central durante o 4º CONABGLT,
conseguindo votação com unanimidade e tornando a ACDHRios Brasil Central afiliada à ABGLT,
a maior organização LGBT da América Latina.



Novembro/2011: O presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, (no detalhe), participa 
da foto oficial do 4º CONABGLT - Congresso Nacional da ABGLT, em Belo Horizonte (MG).

No período de 31/10 a 4/11/2011, o presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, participou do 4º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) - 4º CONABGLT, realizado na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Na oportunidade, em 1º/11/2011, a ACDHRios Brasil Central tornou-se afiliada à ABGLT, a maior organização LGBT da América Latina.


Em 19 de novembro de 2001, o presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, lançou na página do Youtube, na internet, o seu Canal de Vídeos ACDHRiosTV, publicando seu primeiro vídeo/campanha institucional pela criminalização da homofobia no Brasil, produzida e editada por ele. Em menos de 24 horas da postagem, o vídeo contendo imagens fortes e reais (lançado nas versões em português, inglês e espanhol (legendado)) foi destaque em sites no Brasil, Canadá, França e Suíça.


Em 22 de novembro de 2011, a ACDHRios Brasil Central integra a recém-criada REDELGBT-GO (Rede de Organizações LGBT do Estado de Goiás). Nesta data, o presidente da ACDHRios Brasil Central, Terry Marcos Dourado, assumiu a primeira Presidência da REDELGBT-GO.


Em 11 de julho de 2012, Terry Marcos Dourado tornou-se oficialmente membro da organização internacional "The Global Alliance for LGBT Education - (GALE), com sede em Amsterdam, na Holanda.






Em 28 de julho de 2012, Terry Marcos Dourado fundou e lançou internacionalmente a organização internacional RedLacVida LGBT (Red Latinoamericana y del Caribe de Derechos Humanos, Ciudadanía y Calidad de Vida para Personas LGBT). A primeira grande ação da RedLacVida LGBT foi enviar um ofício de cumprimentos ao Governo da República da Argentina (presidente Cristina Fernández) pela gestão humanitária em defesa da dignidade, da cidadania e dos direitos humanos da população LGBT naquele país. Visite a página da RedlacVida LGBT (em espanhol). Clique Aqui.


Também em julho de 2012, Terry Marcos Dourado lançou seu primeiro projeto de produção audiovisual, um filme em curta-metragem que recebeu o título de E Aí, Bicha? (em inglês: Hey, Fagot?). Em produção pela ACDHRios Brasil Central em parceria com a Estelar Filmes, o filme vai abordar, sem censura e de forma impactante, a gravíssima problemática das violências homofóbicas (verbal, psicológica e física) nas escolas brasileiras. (Mais informações na página oficial. Clique Aqui . (*) Por questões de marketing e publicitárias, o filme teve o nome alterado para "Menos Um - O Filme".



>>> Em 26 de janeiro de 2013, o fundador e presidente da ACDHRios Brasil Central, jornalista Terry Marcos Dourado, foi eleito e empossado diretor executivo nacional, na função de secretário nacional de Comunicação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a maior rede de organizações LGBT da América Latina, com status consultivo junto à ONU (Organização das Nações Unidas). O mandato vai até janeiro de 2016. A eleição e posse aconteceu em Curitiba-PR, durante as assembleias-gerais estatuinte e eleitoral da ABGLT.

>>> Em 10 de março de 2013, Terry Marcos Dourado foi reeleito e empossado presidente da ACDHRios Brasil Central, para o segundo mandato que vai durar até março de 2016.




Agosto de 2012: Terry Marcos Dourado se encontra, em São Paulo (SP), com o presidente da ABGLT, Toni Reis, 
e com a fundadora e presidente do GPH, Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais, Edith Modesto.

Nos próximos três anos de mandato de presidente da ACDHRios Brasil Central, ou seja, até março de 2016, Terry Marcos Dourado promete usar toda a experiência acumulada como bacharel em Direito, e nos anos de dedicação ao jornalismo, à cultura e à educação, para defender e cobrar a consolidação de uma real e mais justa cidadania e também a garantia, na prática, dos direitos humanos, mais dignidade, respeito e cidadania aos cidadãos LGBT da cidade de Rio Verde e demais cidades da área de abrangência da ACDHRios Brasil Central (totalizando 70 cidades), também do Estado de Goiás, do Brasil e do mundo. Afinal, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.