26 de set. de 2011

ACDHRio participa, em Goiânia, do 8º Erong Centro-Oeste

O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado (na foto, o quinto em pé, da E p/ D), junto com a delegação e coordenadores na foto oficial do 8º Erong Centro-Oeste 2011.

O presidente da Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio), jornalista Terry Marcos Dourado, participou em Goiãnia (GO), no período de 6 a 8 de julho último, do 8º Erong Centro-Oeste (Encontro de ONGs/Aids da Região Centro-Oeste do Brasil). O tema desta edição foi "Uma Década de Descentralização da Política da Aids". A organização geral do evento esteve da organização Grupo AAVE - Aids, Amor, Vida e Esperança, de Goiânia (GO), presidido por Flávia Pires, como parceiros, os grupos CADA, AGLT, Pela Vidda, Pastoral da Aids, GLG, REGORD, Ipê Rosa, Oxumaré e a ABGLT. O evento teve o apoio do UNODC no Brasil, em colaboração com Ministério da Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, INSEJ, Semina Industria LTDA, Arquidiocese de Goiânia, os deputados Mauro Rubem e Humberto Aidar, Pastoral da Aids, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Secretaria da Saúde do Estado de Goiás.
No ano em que a descoberta da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) completa 30 anos, o 8º Encontro Regional de ONG/Aids da Região Centro-Oeste (ERONG Centro-Oeste) foi realizado na cidade de Goiânia (GO), nas dependências do Hotel Umuarama Plaza, como proposição da Plenária do 7º Erong Centro-Oeste, realizado de 27 a 30 de agosto de 2009, em Brasília-DF. No processo de preparação foram realizados 12 encontros em 2011.

O presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado, foi o relator-geral do 8º Erong Centro-Oeste realizado em Goiânia, em julho de 2011.
Ao abordar o tema “Uma Década de Descentralização da Política da Aids". O eixo central do evento foi a promoção de um debate regional com proposições coletivas pelo Movimento Social de Luta Contra a Aids nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e ainda no Distrito Federal, visando fortalecer as políticas públicas estaduais e regional de assistência, prevenção, diagnóstico e pesquisa à epidemia de HIV/Aids, na perspectiva dos direitos humanos, avaliando as relações com o governo a partir das representações em instâncias de controle social, e, nesse sentido, formulando e indicando rumos para futuras ações políticas, programas e ações sociais diversas nas áreas de DST/HIV/Aids e dos Direitos Humanos.
Outros objetivos do 8º Erong Centro-Oeste junto às organizações governamentais e não-governamentais no enfrentamento da epidemia do HIV e Aids no Centro Oeste do Brasil, articulados com as diretrizes do PN (Programa Nacional) -DST/AIDS do Ministério da Saúde, se resumem em fortalecer a participação ativa de PVHA (Pessoas Vivendo com HIV/Aids) e o exercício do controle social conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS); contribuir para a melhoria da qualidade de vida; fazer a prevenção positiva e a inclusão social das PVHA; além de contribuir para a construção das propostas políticas temáticas e executivas do 16º Enong 2011 (Encontro Nacional de ONGs/Aids), que será realizado no período de 11 a 14 de novembro de 2011, em Belém do Pará (PA), e cujo tema-central será: “Ativismo: Identidade, Crise e Reinvenção.”
O 8º Erong Centro-Oeste contribuiu para a construção desse debate através de mesas-redondas e dos Grupos de Trabalho (GTs) que produziram e encaminharam propostas, moções e recomendações destinadas à ação do movimento e à ação de controle social nos espaços propositivos de políticas públicas. Tais propostas foram sistematizadas e aprovadas na sessão plenária final.
Outra finalidade do encontro ocorrido em Goiânia foi avaliar o trabalho das representações que estão nas instâncias de controle social e eleger os representantes da região Centro-Oeste para a Comissão Nacional de Aids – CNAIDS e da CAMS.

O presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado, foi o relator-geral do 8º Erong Centro-Oeste realizado em Goiânia, em julho de 2011.
Participaram do 8º Encontro Regional de ONG/Aids da Região Centro-Oeste (Erong Centro-Oeste) três organizações governamentais, 51 organizações não-governamentais (ONGs), sendo 48 delegados legalmente habilitados, 30 observadores e nove participantes convidados/as.
O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado, foi escolhido como um dos 19 delegados de Goiás para participar do 16º Enong, em Belém do Pará (PA), em novembro.
O presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado, participou como delegado do 8º Erong Centro-Oeste realizado em Goiânia, em julho de 2011.