A REDELGBT-GO nasce com uma área de abrangência (atuações e monitoramentos) formada por 110 municípios goianos. A rede, em sua fase inicial, já cobre 44,71% das cidades goianas.
Como resultado da idealização e recentes articulações do presidente da Associação de Gays, Transgêneros e Lésbicas de Anápolis (GO) - AGTLA, Cícero Aparecido da Silva, foi criada e lançada no último dia 22 de novembro, a Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBT-GO), formada inicialmente por três organizações não-governamentais (ONGs) que defendem a cidadania, a saúde e também garantias e a promoção dos direitos humanos ás pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT): a Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio); a Movimento por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Catalão/GO e Região (MCDH-CAT) e a própria AGTLA.
As articulações para a criação da REDELGBT-GO, foram fechadas, nesta fase inicial, durante o 4º Congresso Nacional da ABGLT (4º CONABGLT), realizado de 31 de outubro a 4 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Na oportunidade, Cícero Aparecido da Silva apresentou a proposta-convite ao presidente da Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio), jornalista Terry Marcos Dourado, que aceitou de imediato. O sucesso da parceria foi brindada, na ocasião, por ambos os presidentes das organizações não-governamentais goianas e pelo presidente da ABGLT, Toni Reis que, naquele momento, desejou sorte e sucesso à rede goiana.
Antes do 4º CONABGLT, Cícero Aparecido fez outras articulações, durante um encontro de ONGs LGBT goianas, em Goiânia (GO), tendo conseguido fechar parceria com o presidente do Movimento por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Catalão/GO e Região (MCDH-CAT), Weder César Cândido.
Recentemente, após a participação do presidente da AGTLA no 16º Encontro Nacional de ONGs/Aids (ENONG), em Belém do Pará (PA), a criação da REDELGBT-GO foi consolidada e, por consenso democrático, fato inédito em Goiás, foi formada a primeira Diretoria Executiva, com mandato de quatro anos (até novembro de 2015), com Terry Marcos Dourado (ACDHRio, Rio Verde e Região), na Presidência; Cícero Aparecido da Silva (AGTLA, Anápolis), na Vice-Presidência e Weder César Cândido (MCDH-CAT, Catalão e Região), na Secretaria de Finanças.
A vice-presidente da ABGLT, Yone Lindgren, direto do Rio de Janeiro (RJ), enviou felicitações e votos de sucesso à REDELGBT-GO. "É uma ótima iniciativa", disse Lindgren, cumprimentando os diretores da rede goiana.
Nesta quarta-feira 23, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, enviou mensagem de apoio à recém-criada Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBT-GO). "Todo o nosso apoio. Organização leva à libertação", disse o presidente da maior rede/organização LGBT da América Latina, a ABGLT.
FIQUE POR DENTRO
REDELGBT-GO
Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás
Fundada em: 22/11/2011
REDELGBT-GO Diretoria Executiva
(mandato com duração de 4 anos - Novembro, 2011 a Novembro, 2015)
Presidente
TERRY MARCOS DOURADO
(ACDHRio - Rio Verde/GO e Região)
Vice-Presidente
CÍCERO APARECIDO DA SILVA
(AGTLA - Anápolis/GO e Região)
Secretário-Geral
ARNALDO BARBOSA DE OLIVEIRA
(AGTLA - Anápolis/GO e Região)
Secretário de Finanças
WEDER CÉSAR CÂNDIDO
(MCDH-CAT, Catalão/GO e Região)
Conselho Fiscal
(Em formação)
ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA REDELGBT-GO (novembro de 2011)
Total Geral: 110 municípios, dos 245 municípios do interior do Estado de Goiás
(exclui-se, aqui, Goiânia, o 256º município, por ser a capital).
Pela ACDHRio: 58 municípios em Goiás (do total de 71 municípios no geral).
Pela AGTLA: 34 municípios.
Pela MCDH-CAT: 18 municípios.
Total Geral da REDELGBT-GO: 110 municípios goianos.
Percentual de Cobertura da REDELGBT-GO: 44,71% das cidades goianas.
Mais informações: Visite o blog oficial da REDELGBT-GO .