1 de out. de 2012

Em nova fase, ACDHRio "entrega" Rio Verde/GO para festeiros e passa a ter foco regional


Em resposta às baixarias, provocações cínicas e atos de molecagem da parte de promotores de festas para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), que se dizem "ativistas LGBT" em Rio Verde/GO - estas mesmas pessoas que, instigadas e incentivadas por forças ocultas de Goiânia, jogaram baixo e "tomaram" a produção e a realização da 2a. Parada LGBT de Rio Verde/GO da ACDHRio para, de forma mentirosa, divulgarem que estão produzindo e vão realizar a "primeira" Parada LGBT desta cidade (na verdade, a ACDHRio produziu e promoveu, em 12 de setembro de 2010, a 1a. Parada LGBT de Rio Verde/GO) - a Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio), primeira organização não-governamental de Rio Verde/GO legalmente e juridicamente constituída, com registro em cartório, fundada em 13/03/2010 pelo jornalista e ativista LGBT Terry Marcos Dourado, entra em nova fase, desta vez, não mais prestigiando, priorizando e nem destacando a cidade de Rio Verde/GO nos cenários regionais, nacionais e internacionais.
A partir de agora, a ACDHRio passa legalmente a se chamar "ASSOCIAÇÃO POR CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS LGBT NA REGIÃO DOS GRANDES RIOS DO BRASIL CENTRAL (ACDHRio)". O novo nome atende à uma necessidade logística da nova prioridade de foco de ações e monitoramentos da ACDHRio. A organização tem uma área de abrangência formada por 70 cidades situadas numa região banhada pelos grandes rios, alguns dos mais importantes do Brasil: Araguaia, Paranaíba, rio Claro, rio Verdão, rio Turvo, rio Veríssimo, dentre outros rios e afluentes famosos.

RIO PARANAÍBA

A primeira bacia em importância, quanto à área drenada e ocupação antrópica é a bacia do rio Paranaíba, com 149.488 km², na parte centro-sul do Estado, abrigando 125 municípios goianos, entre eles, Goiânia, Anápolis, Rio Verde,Jataí, Itumbiara e Santa Helena de Goiás.O rio Paranaíba nasce na Serra da Mata da Corda no Estado de Minas Gerais a uma altitude de 1.140 m e percorre uma extensão de 1.120 km até sua desembocadura no rio Paraná. Sua bacia de captação e drenagem totaliza 220.195km2. Os principais afluentes são: rio Aporé, rio dos Bois, rio Claro, rio Corrente, rio Corumbá, rio Meia Ponte, rio Piracanjuba, rio São Marcos, rio Turvo, rio Verde, rio Verdão e o rio Veríssimo.

RIO ARAGUAIA
O rio Araguaia nasce na serra do Caiapó no paralelo 18º, na divisa dos Estados de Goiás com Mato Grosso a uma altitude de 850 m e percorre uma extensão de 2.115 km,até desaguar no rio Tocantins. Sua bacia de captação e drenagem totaliza 382.000km2.
Os principais afluentes dentro do território Goiano são: rio Água Limpa, rio Babilônia, rio Caiapó, rio Claro, rio Crixás Açu, rio Crixás Mirim, rio do Peixe I, rio do Peixe II, rio Pintado, rio Matrixã e o rio Vermelho.

AQUÍFERO GUARANI

A região também abriga o "Aquífero Guarani", a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo. A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero — cerca de 1,2 milhão de km2 — está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil.

Veja o mapa e a relação completa das cidades dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, abrangidas pelas ações e monitoramentos da ACDHRio, clicando no botão específico do menu na parte superior desta página. A alteração nominal da ACDHRio em nada compromete a afiliação da organização a importantes organizações/redes nacionais e internacionais, dentre elas a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), cuja afiliação foi homologada em 1º de novembro de 2011.

A PALAVRA DO PRESIDENTE DA ACDHRio




"Nosso compromisso, enquanto real ativista LGBT verdadeiramente e seriamente compromissado com as causas do Movimento Nacional LGBT e também com as lutas das redes internacionais das quais fazemos parte, é o de fortalecer o Movimento LGBT brasileiro e internacional, atuando com respeito e em harmonia com outras organizações e lideranças sérias.
A partir do momento em que somos covardemente e cinicamente atacados por pessoas que, assim agem, motivadas por sentimentos de inveja do trabalho sério e nacional e internacionalmente destacado, optamos por jamais entrar no joguete sujo e nojento destas pessoas medíocres, deixando a elas as migalhas dos holofotes e dos palcos de suas festinhas sem fundamento real e sem justificativas, para que elas próprias - e somente elas - inflem seus egos até explodirem sufocadas com seus próprios venenos.
A ACDHRio tem muito a fazer em benefício de toda uma expressiva população LGBT estimada em mais de 1.000.000 (um milhão) de LGBTs residentes na nossa área de abrangência. Desta forma, responderemos aos joguetes sujos, desonestos, antiéticos deste grupeto de LGBT com muito trabalho sério pautado sempre na ética, no verdadeiro compromisso social e não com fins festeiros (ou festivos) somente para exibir gente pelada em público e prover lucros pessoais.
A ACDHRio, ao contrário destas pessoas, sabe muito bem o que faz e o que precisa ser feito para suprir as reais carências da população LGBT de Goiás e do Brasil. Este será, doravante, o nosso foco principal. E desejamos civilidade, ética, lisura e noção e senso de respeito e profissionalismo ao grupeto que, agora, sim, "reinará" do jeito que desejam na cidade de Rio Verde/GO, pois a ACDHRio tem, sim, muito mais o que fazer, do que gastar tempo e energia rerspondendo provocações insanas, idiotas e infantis de quem sequer sabe o que é, quais as origens e a trajetória do Movimento LGBT Brasileiro e Mundial.

Bel. TERRY MARCOS DOURADO
Fundador e Presidente da ACDHRio
Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT 
na Região dos Grandes Rios do Brasil Central
Afiliada à ABGLT