29 de jan. de 2011

Falta de patrocínio faz jornalista brasileiro cancelar palestra na conferência mundial da ILGA


(*) Nosso sistema operacional do blog sofreu pane crítica, tivemos que recriar o blog e, por esta razão só conseguimos recuperar e reproduzir neste novo blog parte do nosso arquivo de postagens. A postagem abaixo é uma recuperação de arquivo postado em 2010.

     O presidente da Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio) e secretário de Comunicação da Aliança LGBT do Estado de Goiás (ALGBT-GO), jornalista e bacharel em Direito, Terry Marcos Dourado, cancelou oficialmente sua participação na 25ª. Conferência Mundial da International Lesbian, Gay, Bissexual, Trans and Intersex Association (ILGA), que aconteceu de 4 a 9 de dezembro, no Shelton Inn Hotel, em São Paulo (SP).
Presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado.
     Em agosto, Dourado havia formalizado sua inscrição para concorrer a uma das bolsas integrais que seriam disponibilizadas pela ILGA e, em setembro, participou, pela internet, de uma campanha de sugestões de temas para workshops, promovido por esta organização internacional. Jornalista há 19 anos, radialista há 15, bacharel em direito há 14 anos, e ativista LGBT há 15 anos, Terry Marcos Dourado sugeriu o tema: "Como os meios de comunicação e as mídias em geral podem contribuir no combate aos preconceitos sociais (homofobia) e promover a melhora da autoestima das pessoas LGBT?"
     No final de outubro, o escritório central da ILGA, em Bruxelas, na Bélgica, fez contato por e-mail com Terry Marcos Dourado, informando que o tema proposto pelo jornalista brasileiro havia sido selecionado pela ILGA e que o mesmo faria parte da programação oficial do evento. Posteriormente, alegando falta de recursos financeiros devido às dificuldades de captação de patrocínios, a ILGA informou que somente poderia disponibilizar meia-bolsa para o custeio das despesas dos brasileiros interessados em participar do evento.
     Para viabilizar sua participação na conferência mundial da ILGA, Terry Marcos Dourado teria que conseguir recursos para custear a outra metade das despesas, ou seja, cerca de R$ 1.300,00. Para facilitar a captação de patrocínio, o Comitê Brasileiro Organizador da 25ª. Conferência Mundial da ILGA enviou a Dourado uma Carta-Convite assinada por Irina Bacci. De posse do documento, Terry Marcos Dourado fez vários pedidos de apoio ao Governo do Estado de Goiás, porém, nenhuma resposta foi dada.
     Em razão da falta de patrocínio, o jornalista brasileiro Terry Marcos Dourado enviou comunicado oficial aos membros da cúpula da ILGA em Bruxelas, Stephen Barris e Patrícia Curzi, informando a eles a impossibilidade de sua participação, como orador (juntamente com Sônia Correa, de São Paulo) no workshop número 14 que tem como tema-base “Comunicação, Mídia e Internet: Como eles podem ajudar os direitos LGBT?”, programado pela ILGA para a manhã desta terça-feira, 7 de dezembro de 2010.