12 de mar. de 2011

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ACDHRIO - "1 ANO DE VIDA!"


Parece que foi ontem. Como o tempo passa rápido!
Há um ano, enfrentando inúmeras dificuldades, colocamos o nosso nome e expusemos as nossas faces com muita coragem, disposição e força de vontade para a concretização de um ideal de relevada importância e de extrema necessidade.
Há um ano, decidimos não mais esperar que surgisse uma voz que se dispusesse a "gritar" pelos direitos humanos das pessoas LGBT que residem na cidade de Rio Verde (GO) e em outras 39 cidades desta região (veja a página "área de abrangência).
Respaldado por minha formação educacional - Bacharelado em Ciências Jurídicas (Direito) - e em minha profissão - jornalista - entendi que havia chegado a hora de iniciar um trabalho social importante, sem segundas intenções e sem qualquer intenção eleitoral (ou eleitoreira). Aceitei mais este desafio em minha vida. Idealizei e fundei, com o apoio de amigos, a organização não-governamental sem fins lucrativos a qual foi denominada de "Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio)".
Foi difícil. E ainda está sendo difícil!
Todos os custos do processo de fundação e registro social desta entidade foram bancados por mim, e somente por mim. Não houve, até hoje, nenhuma ajuda governamental, nenhum aporte financeiro por parte de empresas e/ou empresários. Todas as despesas de fundação e registro, e ainda despesas contábeis foram custeadas unicamente por mim. Mas está valendo à pena.
Está valendo à pena porque, aos poucos, estou conseguindo fazer com que a ACDHRio conquiste visibilidade e credibilidade junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Aos poucos, a mídia vai despertando interesse nos fundamentos e nas propostas de trabalho da ACDHRio e nos dando apoio na divulgação, não da imagem do presidente, mas das ações da ACDHRio.
Chegamos, neste 13 de março, à conclusão do nosso primeiro ano de existência. Mas há muito por fazer. Temos muitos projetos planejados e, com a ajuda de Deus e das pessoas de bom coração e de mente aberta, vamos realizando estes projetos, um a um, passo a passo.
Neste primeiro ano de atividades, optamos por qualificar a ACDHRio. Assim sendo, buscamos participar, ao máximo, de eventos de qualificação técnica (veja a página do "relatório das atividades 2010").
Enfrentando inúmeras dificuldades, conseguimos realizar nosso maior desafio do ano de 2010 quando, em 12 de setembro, sem qualquer verba ou ajuda financeira de governos, realizamos, graças à ajuda vinda de doações comunitárias e apoios de ONGs co-irmãs, a "1a. Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Rio Verde/GO e Região" e, apesar da desconfiança, do forte preconceito. Lamentavelmente, por conta de rixas entre grupos de LGBT locais, foi necessário dispensar o trio elétrico e fazermos o evento de forma "improvisada" com uso de carro-de-som. Mas deu certo. E mesmo diante das pressões de fundamentalistas religiosos e da forte homofobia que ainda impera em Rio Verde, onde as pessoas queriam participar do evento, mas estavam com medo de fazê-lo temendo chachotas e discriminação, mesmo assim, levamos às ruas, cerca de 2.500 pessoas! Foi um momento lindo!
Antes da nossa Parada LGBT em Rio Verde (GO), conseguimos levar, com a ajuda da presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em Goiás, nossa amiga Maria Euzébia "Bia" de Lima, uma caravana de LGBT de Rio Verde e Jataí para participar da "1a. Marcha Nacional LGBT", realizada em Brasília, no mês de maio. Foi um momento de mobilização muito importante, um verdadeiro marco para a história do Movimento Social LGBT Brasileiro, o qual a ACDHRio teve a honra de testemunhar e de participar.
Outro momento importante ocorreu em novembro de 2010, quando fomos selecionados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, para participarmos do 2º Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT, realizado no Rio de Janeiro. A partir deste evento, a ACDHRio começou a marcar presença no circuito estadual e nacional de eventos LGBT.
Começamos o ano de 2011, nos qualificando técnicamente, através da nossa participação no Curso de Advocacy em Cidadania e Prevenção às DST/HIV/Aids para LGBT" do Projeto InteraGir, onde participamos das etapas virtuais e presencial em Campo Grande (MS).
E nossa força, nossa garra, nossa disposição e nossa coragem não para.
Vamos ampliar cada vez mais nossa força, nosso poder de ação e de conscientização e enganjaremos cada vez mais na luta contra o preconceito social e por mais dignidade e cidadania às pessoas LGBT de Rio Verde (GO) e de todas as outras 39 cidades que fazem parte da nossa área de abrangência.
Agradecemos, de coração, à maior e mais expressiva liderança LGBT de Goiás, nosso amado companheiro de luta LÉO MENDES, por todo o apoio e o carinho e por suas preciosas orientações no processo de fundação da ACDHRio e em todos os meses que se sucederam neste um ano de vida da nossa ACDHRio. Obrigado Léo!
Hoje, a ACDHRio, faz parte da Aliança LGBT do Estado de Goiás (ALGBT-GO). Também faz parte da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay), da qual sou o coordenador do Estado de Goiás (interior). No segundo semestre, pleitearemos afiliação à Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), presidida por Toni Reis, grande liderança nacional com quem temos a grata satisfação de manter um respeitoso, harmonioso e promissor relacionamento.
Hoje, comemoramos 1 ano de vida.
Hoje, comemoramos 1 ano de história.
Hoje, comemoramos 1 ano de amor e de dedicação à defesa da cidadania, da visibilidade e da dignidade das pessoas LGBT de nossa Rio Verde, de nossa região, do nosso Estado de Goiás e do nosso Brasil.
Com a cabeça erguida e alma guerreira, sigamos em frente!
A luta continua!
Muito obrigado aos poucos que acreditaram neste projeto e nos ajudaram a concretizar este sonho, até aqui.
E que Deus abençoa aos cidadãos e às cidadãs que nos ajudarão, doravante, na continuidade da nossa luta, do nosso trabalho.
Viva a ACDHRio!

TERRY MARCOS DOURADO
Fundador e Presidente da ACDHRio