A Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio) recebeu na última terça-feira, 3 de maio, o Certificado de Afiliação fornecido direto de Bruxelas, na Bélgica, pela organização mundial ILGA (International Lésbian, Gay, Bisexual and Transgender Association). A ACDHRio afiliou-se à ILGA no primeiro semestre de 2010.
A ILGA é uma ampla rede mundial formada por ativistas. Atualmente, a ILGA conta com mais de 2.000 organizações afiliadas em todo o mundo. O objetivo da ILGA é trabalhar pela igualdade de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas transgêneras, bem como o fim de todas as formas de discriminação. A ILGA acredita que esse fim só é possível através da cooperação mundial e do mútuo apoio entre seus membros.
Concentrando a sua atenção nos casos existentes nas esferas pública e privada de discriminação contra as pessoas LGBTI, a ILGA apóia a criação de programas e ações de protesto, primando pela pressão diplomática, pelo fornecimento de informações, e pelo trabalho conjunto com a mídia e demais organizações internacionais.
"Recebemos o documento com muito carinho e alegria. Aprovamos esta iniciativa da ILGA que está valorizando seus membros em todo o planeta. Tomara que as grandes redes LGBT brasileiras sigam o exemplo da ILGA", comentou o presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado.
Cada região do planeta possui uma subrrede da ILGA. O Brasil pertence a ILGA-LAC (ILGA em América Latina e Caribe).