5 de jul. de 2012

Presidente da ACDHRio vai representar a ABGLT em congressos nacionais e fóruns internacionais de DST/HIV/Aids em São Paulo

   Escolhido por votação nacional, o presidente da Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio), jornalista e bacharel em Direito Terry Marcos Dourado, que também preside a Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBG-GO), vai representar a maior organização LGBT da América Latina e Caribe – a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), no IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids; II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais; VI Fórum Latino-Americano e do Caribe em HIV/Aids e DST; e V Fórum Latino-Americano e do Caribe em HIV/Aids e DST. Todos estes eventos vão acontecer no período de 28 a 31 de agosto, no Centro de Eventos Anhembi Parque, em São Paulo/SP.
O presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado, em pronunciamento durante o 4º Congresso Nacional da ABGLT,
em Belo Horizonte (MG), em novembro de 2011.


   A programação prevista para os três dias de evento é planejada para dar destaque a uma questão relacionada às respostas regionais às DST/aids. No primeiro dia, as atividades buscam enfocar a temática da reforma dos sistemas de saúde no Brasil e na América Latina e Caribe, trazendo à tona, em particular, uma reflexão crítica da atualidade e as implicações para a prevenção e o cuidado em saúde. Nessa perspectiva, estão presentes tópicos como: a promoção do acesso e a qualificação das ações de saúde como prioridades atuais; os mecanismos de compromisso de gestão; as novas modalidades de organização dos serviços na atenção básica; os modos de financiamento.
   Já o eixo temático do segundo dia intitula-se “Rede de atenção: serviço, comunidade e o lugar da prevenção”. O debate estrutura-se em indagações como: atuação articulada para a atenção integral; qual é o papel da atuação comunitária? Qual é o papel da rede de serviços de saúde?
   Para o terceiro dia, está previsto o desafio permanente de se construir a prevenção. E nele estão contempladas questões como: as transformações culturais, sociais, políticas e econômicas e seus impactos sobre a epidemia; a necessidade de revisão/renovação das respostas nacionais frente a essas transformações; o desafio de assegurar a todos o acesso e a qualidade necessários para a garantia de uma vida mais saudável; o compromisso político de buscar uma sociedade mais justa e favorável à prevenção; a politização do debate do campo de prática da prevenção e dos direitos humanos.

OUTROS COMPROMISSOS EM SÃO PAULO


   Membro da organização latino-americana e caribenha REDLACVO+ (Red Latinoamericana y del Caribe de Acción Voluntária em VIH/Sida), com sede em Buenos Aires/Argentina, exercendo cargo de coordenador de Comunicação e Relações Públicas, na Diretoria Executiva, o presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado, que também preside a Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBG-GO), ainda em São Paulo/SP, deverá se reunir com o presidente da REDLACVO+, o venezuelano Oscar Henrique Duque Rojas.
O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado (D), posa para a foto
ao lado do presidente da ABGLT, Toni Reis, durante o 4º CONAGBLT, em
Belo Horizonte (MG), quando a ACDHRio tornou-se afiliada à ABGLT.

   Terry Marcos Dourado também deverá se reunir com o presidente da ABGLT, Toni Reis; também com o presidente da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay), Léo Mendes; e com a presidente da Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais/Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), Edith Modesto.
   Ainda na capital paulista, o presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado, vai participar, de 23 a 27 de agosto, do I Seminário de Eventos Adversos e Medicamentos em HIV/AIDS e Hepatites Virais. O evento vai colocar em discussão a situação atual da AIDS e do HIV no Brasil, também vai apresentar os dados atuais e comprovar, com depoimentos de pacientes e infectologistas, que os números de mortes pelo vírus podem ter diminuído, porém o contágio aumentou em determinados seguimentos da população, como a terceira idade e adolescentes.
   Outro fator de relevante importância será a abordagem dos efeitos colaterais e as doenças adjacentes ao uso de tratamentos agressivos. O envelhecimento precoce de pessoas com HIV e suas conseqüências, principalmente físico-estéticas, cujo enfrentamento psicológico assume uma posição de destaque nas resoluções pessoais e profissionais da pessoa com HIV/AIDS e/ou hepatites virais. Haverá exposição quanto ao funcionamento do Sistema Nacional de Informações de Agravos e Notificações, o SINAN, disponibilizado pelo Departamento de Referência em Tratamento, DRT/AIDS.
   O Espaço Saúde, organização promotora do seminário, novamente vai levar às discussões quanto ao uso dos medicamentos biológicos e seus possíveis eventos adversos, a fim de esclarecer dúvidas sobre seu método de produção e implementação, contando com médico especialista e representante da ANVISA.
   O encerramento do seminário promete concluir um documento político, relatando os debates e proferindo os devidos encaminhamentos e solicitações às autoridades responsáveis pelo mecanismo de políticas públicas de saúde e controle social.


AFILIAÇÃO À ARTGAY

O presidente da ACDHRio, Terry Marcos Dourado (E),
posa para foto com o jornalista Léo Mendes (D), hoje
fundador e presidente da ArtGay, durante manifestação
pública na Candelária, centro do Rio de Janeiro/RJ, em
novembro de 2010, durante o 2º Senasep.

   Se não houver uma antecipação de compromisso para Goiânia/GO, o presidente Terry Marcos Dourado, vau afiliar a ACDHRio à Articulação Brasileira de Gays (ArtGay), durante encontro, em São Paulo/SP, com o presidente e fundador da organização nacional, jornalista Léo Mendes. A ArtGay já conta com 81 organizações não-governamentais afiliadas.
   A ArtGay é uma organização nacional formada por organizações da sociedade civil de defesa de cidadãos gays. A ArtGay não possui qualquer tipo de vínculo político-partidário e religioso. A ArtGay atua na promoção da dignidade das pessoas humanas gays, independente de, credo, raça/cor ou etnia, classe social, origem, geração e nacionalidade.