11 de jul. de 2012

Presidente da ACDHRio torna-se membro de organização internacional voltada à educação para LGBT

Terry Marcos Dourado, fundador 
e presidente da ACDHRio.
Nesta quarta-feira, 11 de julho, o fundador e presidente da Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região (ACDHRio), jornalista, educador e bacharel em Direito, Terry Marcos Dourado, que também preside a Rede de Organizações LGBT do Interior do Estado de Goiás (REDELGBT-GO), foi oficialmente confirmado membro da organização internacional THE GLOBAL ALLIANCE FOR LGBT EDUCATION (GALE). A confirmação veio via e-mail de boas-vindas, assinado pelo diretor executivo Peter Dankmeijer, direto de Amsterdam, na Holanda. Terry Marcos Dourado já é membro de uma outra organização internacional - a REDLACVO+ (Red Latinoamericana y del Caribe de Acción Voluntária en VIH/SIDA), com sede em Buenos Aires/Argentina, na qual exerce o cargo de coordenador de Comunicação e Relações Públicas.
"É uma honra ser aceito em mais esta organização internacional a qual chego para participar com muita força, coragem, garra e determinação, enfim, chego para doar meu trabalho e minha experiência pessoal e profissional. Seja como educador, bacharel em Direito ou mesmo como jornalista, espero, sinceramente, poder contribuir à altura daquilo que a GALE espera de mim e merece", comentou Terry Marcos Dourado.



CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA "GALE"


Em 1998, a Anistia Internacional e HIVOS convidou a organização Lifestyle Empowerment, uma empresa de consultoria holandesa em problemas do setor de educação para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), objetivando organizar um seminário sobre educação contra a homofobia para a Conferência de Direitos Humanos durante os dias do evento “Gay Games”, em Amsterdam, na Holanda. Esta foi a primeira oficina em sua espécie. A recomendação principal deste seminário foi o de criar uma rede global de intercâmbio e de elevar a qualidade do trabalho que estava sendo feito.

Durante os anos 2003-2005, a Lifestyle Empowerment iniciou uma avaliação mundial de pontos de vista sobre a educação no segmento LGBT, diagnosticando problemas e a necessidade de se criar uma rede. A Aliança Global para a Educação LGBT (GALE) teve sua fase inicial em 2006. Após uma avaliação das necessidades por Peter Dankmeijer, no período entre os anos de 2003 e 2005. Um trabalho prático foi iniciado para criar uma associação global de educadores que lidam com pessoas e questões de interesse de LGBT.

No final de 2005 e início de 2006, uma declaração de missão e esboço geral foi desenvolvida. Especialistas foram convidados para participar de um conselho preliminar que, em março daquele ano, reuniu-se em Genbra, na Suíça, onde a Aliança Global para a Educação para LGBT (The Global Alliance for LGBT Education - GALE) foi fundada. Depois disso, os planos operacionais foram desenvolvidos, e foi feita uma viagem a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para conseguir o financiamento necessário para gerir a organização.

Após a conferência dos direitos humanos em Montreal, capital do Canadá, o conselho reuniu-se novamente e decidiu sobre os planos operacionais. No final de 2006, a implementação destes planos foi iniciado através do desenvolvimento de uma plataforma online e pelo planejamento de projetos concretos de implementação que formaram o o núcleo da GALE.

A The Global Alliance for LGBT Education – GALE terminou sua fase de arranque em 2007. O site tornou-se operacional como uma plataforma de trabalho para os membros de todas as partes do mundo. A GALE realizou o registro dos primeiros 60 membros e uma campanha de recrutamento. No Brasil, algumas estratégias e projetos foram desenvolvidos, a exemplo de uma análise da situação educacional para o segmento LGBT no país, uma reunião com peritos da área e formação de professores. As mesmas ações ocorreram na África do Sul, na Ásia e na Europa.

O Conselho Consultivo da GALE reuniu-se em Colombo, no Sri-Lanka. E lá, foi aconselhado a reforçar a estrutura da organização. A reunião de peritos em todo o mundo e um curso de formação de professores foi realizado em novembro de 2008, em Varsóvia, na Polônia. O conteúdo do encontro foi preparado e comandado pela Pride&Prejudice, organização australiana.

Quatorze especialistas participaram do evento. Eles exploraram as boas práticas e as oportunidades para colaborar em um formato comum. Um grupo de desenvolvimento preparou materiais concretos lançados em 2009. Nesse momento, a GALE fez novas adesões de membros e passou a ter 327 membros em todo o mundo. O governo holandês convidou a GALE para fazer parte da delegação do governo na Conferência Mundial 4 Anual da UNESCO (União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) sobre Educação. A GALE fez várias declarações em defesa da população LGBT, levantando várias questões problemáticas.

Em 2009, a Aliança Global para a L G B T Educação ( G A L E ) mudou seu foco para facilitar uma rede global de educadores para iniciar projetos concretos de 10 locais na narrativa e no trabalho direto com escolas. Na Colômbia, Chile e Peru, dois projetos foram iniciados para trabalhar com as escolas. A GALE colaborou com questionários iniciais, formas de abordagens sobre questões LGBT nas escolas, e métodos para discutir a heteronormatividade e a homofobia com alunos e funcionários da escola estão sendo desenvolvidos. Além disso, a GALE desenvolveu um kit de 30 ferramentas para ser usado especialmente nas escolas.

A GALE fornece informações e uma plataforma de intercâmbios para quem está preocupado com a educação sobre os direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). Este site é a plataforma virtual da GALE, que contém muita informação, que vão desde exercícios simples para fazer em um grupo para elaborar campanhas para mudança de atitude, dentre outros benefícios.

A declaração de missão da The Global Alliance for LGBT Education – GALE é: “Promovemos a inclusão plena das pessoas que estão em desvantagem para que a orientação sexual, a identidade sexual e a expressão através da identificação, valorizem e partilhem conhecimentos educacionais”. Entre as metas da GALE estão a promoção da inclusão plena das pessoas desfavorecidas e marginalizadas pela sua orientação sexual ou identidade de gênero. A GALE também promove o combate direto à discriminação de pessoas por suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero. A GALE também promove políticas públicas de educação que beneficiem a população LGBT no sentido de garantir a cidadania plena e os direitos humanos para estes segmentos da população mundial.