Terry Marcos Dourado, fundador e presidente da ACDHRio. |
"É uma honra ser aceito em mais esta organização internacional a qual chego para participar com muita força, coragem, garra e determinação, enfim, chego para doar meu trabalho e minha experiência pessoal e profissional. Seja como educador, bacharel em Direito ou mesmo como jornalista, espero, sinceramente, poder contribuir à altura daquilo que a GALE espera de mim e merece", comentou Terry Marcos Dourado.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA "GALE"
Em 1998, a Anistia Internacional e HIVOS convidou a organização
Lifestyle Empowerment, uma empresa de consultoria holandesa em problemas do
setor de educação para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e
transexuais), objetivando organizar um seminário sobre educação contra a homofobia
para a Conferência de Direitos Humanos durante os dias do evento “Gay Games”,
em Amsterdam, na Holanda. Esta foi a primeira oficina em sua espécie. A
recomendação principal deste seminário foi o de criar uma rede global de
intercâmbio e de elevar a qualidade do trabalho que estava sendo feito.
Durante os anos 2003-2005, a Lifestyle Empowerment iniciou
uma avaliação mundial de pontos de vista sobre a educação no segmento LGBT,
diagnosticando problemas e a necessidade de se criar uma rede. A Aliança Global
para a Educação LGBT (GALE) teve sua fase inicial em 2006. Após uma avaliação
das necessidades por Peter Dankmeijer, no período entre os anos de 2003 e 2005.
Um trabalho prático foi iniciado para criar uma associação global de educadores
que lidam com pessoas e questões de interesse de LGBT.
No final de 2005 e início de 2006, uma declaração de missão
e esboço geral foi desenvolvida. Especialistas foram convidados para participar
de um conselho preliminar que, em março daquele ano, reuniu-se em Genbra, na
Suíça, onde a Aliança Global para a Educação para LGBT (The Global Alliance for
LGBT Education - GALE) foi fundada. Depois disso, os planos operacionais
foram desenvolvidos, e foi feita uma viagem a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para
conseguir o financiamento necessário para gerir a organização.
Após a conferência dos direitos humanos em Montreal, capital
do Canadá, o conselho reuniu-se novamente e decidiu sobre os planos
operacionais. No final de 2006, a implementação destes planos foi iniciado
através do desenvolvimento de uma plataforma online e pelo planejamento de
projetos concretos de implementação que formaram o o núcleo da GALE.
A The Global Alliance for LGBT Education – GALE terminou sua
fase de arranque em 2007. O site tornou-se operacional como uma plataforma
de trabalho para os membros de todas as partes do mundo. A GALE realizou o
registro dos primeiros 60 membros e uma campanha de recrutamento. No Brasil,
algumas estratégias e projetos foram desenvolvidos, a exemplo de uma análise da
situação educacional para o segmento LGBT no país, uma reunião com peritos da
área e formação de professores. As mesmas ações ocorreram na África do Sul, na Ásia
e na Europa.
O Conselho Consultivo da GALE reuniu-se em Colombo,
no Sri-Lanka. E lá, foi aconselhado a reforçar a estrutura da organização.
A reunião de peritos em todo o mundo e um curso de formação de professores foi realizado
em novembro de 2008, em Varsóvia, na Polônia. O conteúdo do encontro foi
preparado e comandado pela Pride&Prejudice, organização australiana.
Quatorze especialistas participaram do evento. Eles
exploraram as boas práticas e as oportunidades para colaborar em um formato
comum. Um grupo de desenvolvimento preparou materiais concretos lançados em
2009. Nesse momento, a GALE fez novas adesões de membros e passou a ter 327
membros em todo o mundo. O governo holandês convidou a GALE para
fazer parte da delegação do governo na Conferência Mundial 4 Anual da UNESCO (União
das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) sobre Educação. A GALE fez
várias declarações em defesa da população LGBT, levantando várias questões
problemáticas.
Em 2009, a Aliança Global para a L G B T Educação
( G A L E ) mudou seu foco para facilitar uma rede
global de educadores para iniciar projetos concretos de 10 locais na narrativa
e no trabalho direto com escolas. Na Colômbia, Chile e Peru, dois projetos
foram iniciados para trabalhar com as escolas. A GALE colaborou com questionários
iniciais, formas de abordagens sobre questões LGBT nas escolas, e métodos para
discutir a heteronormatividade e a homofobia com alunos e funcionários da
escola estão sendo desenvolvidos. Além disso, a GALE desenvolveu um kit de
30 ferramentas para ser usado especialmente nas escolas.
A GALE fornece informações e uma plataforma de intercâmbios para
quem está preocupado com a educação sobre os direitos das pessoas lésbicas,
gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). Este site é a plataforma virtual
da GALE, que contém muita informação, que vão desde exercícios simples para
fazer em um grupo para elaborar campanhas para mudança de atitude, dentre
outros benefícios.
A declaração de missão da The Global Alliance for LGBT
Education – GALE é: “Promovemos a inclusão plena das pessoas que estão em
desvantagem para que a orientação sexual, a identidade sexual e a expressão através
da identificação, valorizem e partilhem conhecimentos educacionais”. Entre as
metas da GALE estão a promoção da inclusão plena das pessoas desfavorecidas e
marginalizadas pela sua orientação sexual ou identidade de gênero. A GALE
também promove o combate direto à discriminação de pessoas por suas orientações
sexuais e/ou identidades de gênero. A GALE também promove políticas públicas de
educação que beneficiem a população LGBT no sentido de garantir a cidadania
plena e os direitos humanos para estes segmentos da população mundial.